O projeto Cabelo Amigo tem como objetivo arrecadar cabelos para produção de perucas. Elas são direcionadas para pacientes que estão em tratamento médico.

O projeto acontece com o apoio de voluntários que realizam a produção e manutenção das perucas.

Temos uma parceria oficial com o Instituto Embelleze, que oferece o corte de cabelo gratuito para a pessoa que doar seu cabelo para os Amigos do HC.

Como posso doar meu cabelo?

Como realizar o corte

– Antes do corte, se for possível, sugere-se que o cabelo seja separado em mechas e preso com um elástico para prender as madeixas de tamanhos diferentes, como franjas e repicados.  Assim aproveita-se melhor o cabelo.

– Cortes únicos de cabelo, amarrados em rabo de cavalo, funcionam melhor para doadoras com o cabelo reto e comprido. 

– Para que o cabelo possa ser utilizado as mechas devem ter no mínimo 15 centímetros de comprimento. 

– É importante que as mechas estejam presas por um elástico identificando o lado da raiz quando enviadas para as instituições. Assim as mechas ficam organizadas e a peruca é confeccionada com a direção correta do fio, o que garante maior durabilidade ao acessório.

– As mechas devem estar secas para evitar que o cabelo seja atingido por mofo. Fios secos duram por muitos anos sem se deteriorar.

– Em geral, não importa se o cabelo é tingido ou com alguma química de alisamento, a peruca pode ser retingida após a confecção.

Onde entregar

Seu cabelo deve ser entregue na sede dos Amigos do HC, que fica na Av. Agostinho Leão Jr 336, no Alto da Glória (próximo à Igreja do Perpétuo Socorro).

As doações podem ser feitas também via Correios.

Busque sua peruca

Se você é paciente em tratamento oncológico ou conhece alguém que esteja, venha buscar sua peruca na Boutique dos Amigos do HC! Quando for escolher e retirar sua peruca na associação, é necessário trazer a carteirinha do tratamento e documento da paciente.