O Novembro Azul é uma campanha anual de promoção do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de cuidado com a saúde dos homens. A campanha tem como objetivo alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado e incentivar ações de conscientização sobre a doença.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apenas em 2018, a estimativa foi de mais de 68 mil novos casos da doença, o que corresponde a 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. Diante disso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de próstata.

História

O Novembro Azul começou na Austrália, em 2003, como um movimento criado por um grupo de amigos que deixou os bigodes crescerem para chamar a atenção sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Com isso, ganhou o nome de Movember, que é a junção das palavras moustache (bigode) e november (novembro). Assim, o bigode tornou-se um símbolo do movimento.

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, porque 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. O azul foi escolhido por ser a cor relacionada ao combate do câncer de próstata.

Atualmente, o Novembro Azul é uma campanha mundial. No Brasil, foi trazida em 2008 pelo instituto Lado a Lado pela Vida junto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, as ações em prol da causa tornaram-se mais frequentes e contribuem com a prevenção do câncer de próstata.

 

Pular para o conteúdo