Sabemos que caminhar faz muito bem. Afinal, melhora circulação do sangue, ajuda na perda de peso e previne a obesidade, por exemplo. Do mesmo modo que isso é importante para os humanos, para os cães, também.  

A caminhada é benéfica para várias partes do corpo dos cães. Ela estimula a circulação sanguínea, fortalece a musculatura e melhora a resistência imunológica. Além disso, ajuda controlar os níveis de ansiedade e estresse e contribui para o equilíbrio do colesterol, elevando a qualidade de vida do animal, segundo a veterinária Caroline Medeiros.  

Além dos benefícios físicos, os cães também melhoram cognitivamente. Por terem um olfato muito apurado, sentem a necessidade de cheirar para identificar as coisas e obter informações. Até mesmo o ato de farejar outros cachorros, contribui para a saúde cognitiva do cão.  

A veterinária também destaca cuidados a serem tomados, para que o momento de caminhada seja prazeroso. Para ela, é necessário estar atento com as temperaturas intensas de calor, além de cuidar das necessidades físicas dos pets, como idade e comorbidades. “Para cães idosos, a caminhada deve ser mais leve e curta. Para aqueles com dificuldades de socialização, escolha horários com menor fluxo de outros animais”.  

Ainda, algumas raças necessitma de alguns cuidados extras ao realizar atividades físicas. Caroline cita raças como Bulldog, Shih Tzu e Pug, para se ter atenção na área respiratória dos cãezinhos. Segundo ela, devido à sua predisposição a dificuldades respiratórias e intolerância ao calor, elas necessitam de cuidados a parte. “Para essas raças, prefira horários com temperaturas mais amenas e faça pausas frequentes para oferecer água fresca”.  

Para a profissional, o tempo recomendado de caminhada para os cães deve variar conforme a necessidade do cão, raça, porte e idade. “Cães adultos de porte médio devem caminhar entre 45 minutos e 1 hora em condições agradáveis. Raças com alta demanda energética, como Pastor Alemão, Border Collie, Labrador e Pastor Australiano, podem suportar caminhadas mais longas. Cães senis, por outro lado, devem caminhar por menos tempo e em terrenos planos devido a possíveis sensibilidades articulares”.  

Que tal colocar essas dicas em prática? Traga o seu cão para caminhar na 5ª Corrida e Caminha dos Amigos do HC. Você se inscreve aqui.

Pular para o conteúdo