Em sessão solene realizada no Palácio do Rio Branco da Câmara Municipal de Curitiba, na noite da última quinta-feira (13), o presidente dos Amigos do HC, Domingos Murta, foi outorgado com a Cidadania Honorária da capital paranaense. 

O título foi concedido por preposição do vereador de Curitiba, Sabino Picolo, e dado por decisão unânime dos membros do legislativo pela trajetória pessoal e profissional do homenageado à cidade, mas sobretudo pela sua contribuição voluntária a causas sociais.  

Para o vereador, isto é o que fez ele merecedor da homenagem. “Sempre se destacou como empreender social. Não pode ver nada que faz bem para as pessoas que está lá ajudando e logo vira presidente”, disse em sua saudação oficial.  

Mineiro, natural de Virgem da Lapa, Domingos Murta deixou aos 13 anos sua terra natal para buscar melhores oportunidades junto à mãe e os irmãos. Após iniciar o estudo superior no Rio de Janeiro, decidiu tentar a vida em Curitiba. Aqui, constituiu sua família, casando-se com Maria Regina, e construiu grande parte da sua carreira profissional na área financeira. 

Entre os membros da mesa durante a cerimônia, esteve o prefeito da cidade onde nasceu, Diógenes Timo Silva, que viajou a Curitiba especialmente para prestigiá-lo na ocasião. 

Após receber o título, Murta relembrou em plenária toda sua história de vida até chegar ao momento em que se tornou um legítimo cidadão curitibano. “Aqui nessa cidade amada e respeitada como a mais inteligente do mundo, fiz minha vida. Considero-me honrado e filho legítimo”, declarou.  

Atualmente, além de presidente da Associação, Murta também exerce concilia a função de vice-presidente da ACP, a Associação Comercial do Paraná. 

As autoridades que compuseram a mesa diretora da Câmara Municipal durante a homenagem foram: o vereador Sabino Picolo; o primeiro vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin, que presidiu a sessão solene; os ex-governadores do Estado do Paraná Mário Pereira e Orlando Pessuti; Antônio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná; Antônio Caron, presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola); Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pro-Paraná, além do prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo da Silva. 

Pular para o conteúdo