A saúde mental representa um papel importante em nossas vidas. É ela a responsável por nos gerar bem-estar, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.
A hipocondria, é um transtorno mental, que gera no paciente, pensamentos nos quais ele crê que sofre de doenças sérias, mesmo sem apresentar sintomas ou sinais claros que indiquem que aquela condição pode estar afetando seu organismo. É o que diz Carlos Aznar, psicólogo.
Segundo a atualização do Manual Diagnóstico Estatístico de transtornos Mentais (dispositivo oficial para traçar os diagnósticos psiquiátricos), a hipocondria foi dividida em transtornos de ansiedade e transtorno de sintomas somáticos. “Em ambos, prevalece a preocupação com a saúde, na existência de uma doença, real ou não, com elevados quadros de ansiedade”, diz Carlos, ao comentar sobre o que o Manual diz sobre a hipocondria.
O profissional diz, que o paciente com hipocondria apresenta elevados quadros de ansiedade com dedicação aos sintomas. “Ficar constantemente pesquisando causas e tratamentos para tais sensações, por exemplo”. Para os sintomas dos transtornos somáticos, Carlos comenta, que o paciente sente sintomas físicos associados aos pensamentos relacionados às doenças.
Tudo isso pode acarretar problemas físicos, chamados de reações simpáticas no cérebro. “Com isso, sinais como dilatação de pupila, sensação de boca seca e ataques cardíacos, por exemplo, podem se apresentar”.
O psicólogo explica que há avanços de diagnósticos e tratamentos pela psicologia através da terapia comportamental e terapia cognitiva comportamental.
Este conteúdo foi ao ar no Momento Saúde, dentro do programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (11). Para ouvir o programa completo, clique aqui.