O café da manhã é a primeira refeição do dia e por isso, deve ser composta por alimentos saudáveis que vão influenciar no funcionamento do organismo durante o dia. Para aqueles que praticam exercícios físicos, é importante prestar atenção na alimentação, pois certos alimentos podem diminuir o desempenho.
Segundo a nutricionista do Condor, Priscila Cerqueira, a preparação começa no jantar do dia anterior.
A nutricionista explica que para aqueles que vão correr ou caminhar, o cuidado nas escolhas da refeição é ainda mais importante. “Esses alimentos ditam o desempenho da pessoa na atividade física”. A intenção é escolher opções que darão energia. “Pães, frutas, sucos naturais, chás, água de côco são ideais”.
Os alimentos a serem evitados são os laticínios e o excesso de fibra, como os integrais, mamão, ameixa, abacate, dentre outros. “As nutricionistas geralmente indicam as fibras, mas nesse caso da corrida, elas podem pesar no organismo, diminuindo o rendimento da pessoa”. Ela exemplifica que o pão normal é mais indicado do que o pão integral.
Algumas pessoas não costumam ou não conseguem comer logo após acordar. Nesses casos a nutricionista indica que seja ingerido algo leve, como um suco natural. “Comer com o estômago vazio não é indicado”, reforça.
O cardápio de cada um varia de acordo com o tempo de intervalo entre o horário que a pessoa acorda e quando ela vai se exercitar. “Se for apenas meia hora antes, a refeição deve ser mais leve. Caso a pessoa coma de duas a três horas antes da atividade, ela pode incluir alimentos mais pesados”.
Após o exercício, a ideia é repor a energia e garantir a saciedade até a hora da próxima refeição. “Uma banana ou panqueca com aveia, ovo são boas opções”.
A especialista lembra que essas recomendações são dadas àqueles que estão em condições normais de saúde. “Quem possui doenças como a diabetes, deve procurar um profissional para receber orientação”.