A prática de atividades físicas pode demandar mais energia e para isso, muitas pessoas contam com suplementos. Porém, uma forma mais natural é consumir certos alimentos que dão energia. Dessa forma, é possível obter um melhor desempenho e alcançar mais resultados.
Segundo a endocrinologista Luiza Esteves ao praticar exercícios físicos, antes de tudo, é preciso prestar atenção na hidratação. “A quantidade adequada é de 3ml por Kg”. Uma pessoa com 60 Kg, por exemplo, deve beber aproximadamente 1,8 litro por dia. Essa é a recomendação para todas as pessoas e não somente para quem pratica alguma atividade física.
As proteínas presentes nas carnes desenvolvem papel fundamental, pois atuam no reparo muscular. “O ovo, carne, peixe contém essa substância e devem ser consumidos”. Para quem faz exercícios físicos, isso é muito importante para que não haja um desgaste excessivo dos músculos.
Os carboidratos são evitados por muitos, mas também exercem função importante para que pratica atividades físicas. “Esses alimentos dão energia, principalmente para quem faz atividades físicas mais prolongadas e de maior intensidade”, explica. Alguns desses alimentos são: batata, batata-doce, mandioca, arroz e pão. Alinhado aos carboidratos, os antioxidantes precisam estar alinhados à alimentação. Eles estão presentes nas frutas vermelhas, por exemplo.
Segundo a especialista, para ajudar na diminuição da percepção de esforço, a cafeína é uma boa aliada. “Pode ser consumido antes do treino, dando mais foco e diminuindo a sonolência. Ela está presente no café, no chá mate e verde, principalmente”. Apesar dos benefícios, é preciso prestar atenção na quantidade ingerida, pois a cafeína pode provocar insônia e prejudicar a qualidade do sono.
A beterraba também é um ótimo alimento, pois possui o nitrato, uma substância vasodilatadora que ajuda o sangue a fluir melhor pelo corpo e chegue nos músculos com maior facilidade.
Vale ressaltar que o consumo de qualquer alimento deve ser moderado e que um especialista deve ser consultado para elaborar uma dieta adequada.