O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido como TOC, é uma condição de saúde mental caracterizada por obsessões e compulsões.
A psicóloga Meiry Martins explica que as obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejadas e recorrentes que causam ansiedade. Já as compulsões são rituais ou ações repetitivas que a pessoa sente a necessidade de realizar para aliviar essa ansiedade.
Entre as obsessões mais comuns, estão o medo excessivo de contaminação e a necessidade de simetria e organização. As compulsões associadas podem incluir lavar as mãos repetidamente, verificar inúmeras vezes se portas estão trancadas ou repetir determinados comportamentos um número exato de vezes.
A psicóloga afirmou que as causas do TOC podem estar relacionadas a fatores biológicos, como alterações nas comunicações cerebrais e predisposição genética, e fatores psicológicos, como dificuldades em lidar com ansiedade e aprendizado inadequado sobre o medo. Histórico familiar, estresse e eventos traumáticos também podem estar envolvidos.
O tratamento do TOC geralmente envolve o acompanhamento com um psiquiatra para uso de medicação e um psicólogo para terapia.
Conforme a especialista, familiares e amigos podem contribuir incentivando o tratamento adequado, ajudando a melhorar a qualidade de vida do paciente.