O câncer da pele é um tumor maligno que atinge a pele, quando as células se multiplicam de forma desorganizada. Segundo a médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo Kátia Sheylla Malta Purim, é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo.
A pele é um órgão muito extenso e exposto continuamente ao meio ambiente. “Existem diversos agentes químicos, físicos e biológicos que podem provocar o câncer”.
Quais os sinais de câncer de pele?
Os sinais mais comuns do câncer da pele podem ser uma ferida que não cicatriza, coça, dói, sangra e muda de cor e tamanho. “Na dúvida ou na suspeita de câncer de pele, recomenda-se procurar o médico para uma avaliação adequada”.
Como prevenir? Quais os cuidados em adultos e crianças?
O câncer da pele pode ser prevenido com o autocuidado diário e o comportamento de fotoproteção. Deve-se somar medidas como evitar exposição desprotegida ao sol, usar chapéu ou viseira de aba larga, roupas fotoprotetoras e filtro solar. Deve-se procurar o médico dermatologista para uma orientação mais personalizada dos cuidados cutâneos.
Este conteúdo foi ao ar no quadro “Momento Saúde”, no programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (25). Para ouvir o programa completo, clique aqui.