Com o fim de ano, vem as ceias de Natal e Ano Novo, quando costumamos exagerar na alimentação e por isso, o mal-estar aparece. Apesar de ser um momento de celebração, é importante não descuidar da saúde para evitar possível dores de cabeça logo no início do ano. 

A nutricionista e professora da Universidade Positivo Mariana Etchepare explica que os sintomas mais comuns incluem a distensão abdominal, que causa aquela sensação de barriga inchada e pesada, azia e queimação, que são causados pelo excesso de alimentos gordurosos ou muito condimentados. “Esses sintomas podem provocar sonolência, cansaço, náuseas, vômitos e, consequentemente, o ganho de peso pelo consumo excessivo de calorias”. 

Esse excesso é prejudicial, pois além do aumento de peso, pode causar uma sobrecarga do sistema digestivo. “Isso porque o organismo precisa trabalhar mais para digerir grandes quantidades de alimento, e isso pode aumentar o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares”. 

Os doces e sobremesas, que são ricos em açúcar, os alimentos gordurosos e as bebidas alcoólicas, que além de desidratar o organismo tem um alto índice calórico, são bastante presentes nas festas de fim de ano. “Esse excesso de gordura saturada aumenta consideravelmente o colesterol”, alerta. 

Para evitar futuros problemas na saúde, é importante optar por preparações mais leves, incluindo mais frutas, legumes e verduras, moderando o consumo de alimentos industrializados. “Também escolher bebidas mais saudáveis, tomando bastante água, chás e sucos naturais, mantendo-se hidratado, além de evitar o excesso de bebidas alcoólicas”. Outras práticas que podem ser adotadas, incluem servir pequenos pratos em cada refeição, mastigar bem os alimentos e não deixar de lado a prática de atividades físicas, mesmo nesse período de festas. 

Este conteúdo foi ao ar no quadro “Momento Saúde”, no programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (03). Para ouvir o programa completo, clique aqui.  

Pular para o conteúdo