No verão, o aumento de mosquitos é visível e com isso, o número de pessoas infectadas aumentam. Essas doenças transmitidas por mosquitos são chamadas de arboviroses, um termo que vem do inglês arthropod-borne viruses, que significa ‘vírus transmitido por artrópodes’.
O infectologista e professor da Universidade Positivo, Marcelo Ducroquet explica que os artrópodes são um grande grupo de animais, sendo composto por insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes. As arboviroses são as doenças transmitidas pelos mosquitos. “As mais conhecidas por aqui [no Brasil] são a dengue, febre amarela, chikungunya, zika e a febre oropouche”.
O mosquito fêmea, quando pica alguém para coletar sangue, acaba injetando um pouquinho de saliva, podendo injetar algum vírus na pessoa que foi picada. “O mosquito faz isso porque precisa do ferro do sangue das pessoas”, explica o especialista.
Esses mosquitos normalmente precisam de temperaturas mais altas para se reproduzir. “Eles gostam de uma temperatura média perto de 20ºC, 21ºC ao longo do ano. E quanto mais quente, mais rápido é o ciclo reprodutivo deles”. Por esse motivo, no verão a população de mosquitos aumenta e com isso, quanto mais mosquitos, maior a chance de que as pessoas sejam picadas por algum desses mosquitos que carregam alguma dessas viroses.
Prevenção
Apesar de já existirem vacinas contra a febre amarela e a dengue, outras doenças possuem imunização. Por isso, é fundamental combater os acúmulos de água da chuva, sempre ficando de olho em potes vazios e outros recipientes que possam acumular água. “É importante também, além de ter esse cuidado na própria casa, que as pessoas verifiquem as regiões próximas, pois esses mosquitos podem viajar uma distância de até um quilômetro em volta dos seus ambientes de reprodução”.
Os Amigos do HC possuem um e-book com mais informações sobre a prevenção da dengue. Baixe gratuitamente https://campanha.amigosdohc.org.br/dengue
Este conteúdo foi ao ar no quadro “Momento Saúde”, no programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (03). Para ouvir o programa completo, clique aqui.