A alimentação tem grande influência na saúde geral. Os alimentos que ingerimos contém os nutrientes essenciais que o corpo precisa para funcionar bem. Por isso, é preciso selecionar refeições que supram as necessidades individuais de cada um.  

A nutricionista Ariane Braz afirma que uma dieta equilibrada ajuda a prevenir doenças, fortalece o sistema imunológico, mantém o peso saudável e promove a saúde mental. “Alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes podem reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos”. Além disso, a alimentação influencia no bem-estar emocional, já que certos nutrientes afetam a produção de neurotransmissores. 

Existem alguns alimentos que são indispensáveis nas dietas, são eles: as frutas e vegetais que são ricos em vitaminas e minerais, grãos integrais (aveia, quinoa, arroz integral) pois são ricos em fibras. Proteínas magras como peixe, frango, leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico) e alimentos fonte de gordura saudável como azeite, abacate e oleaginosas. 

A sua alimentação não está adequada e está se organizando para mudar a sua rotina? Aqui vão algumas dicas: 

  1. Analise sua dieta atual para identificar o que precisa melhorar;
  2. Estabeleça metas realistas e específicas, como incluir mais frutas e vegetais ou reduzir o consumo de açúcar;
  3. Elabore um plano de refeições que inclua alimentos saudáveis e variados;
  4. Introduza mudanças de forma gradual para evitar a sensação de privação;
  5. Leia os rótulos dos alimentos;
  6. Prefira sempre comida mais natural, caseira do que os a;
  7. Beba bastante água e reduza o consumo de bebidas açucaradas.

Ao comprar alimentos no supermercado, saiba interpretar os rótulos. A especialista lista algumas dicas:  

  1. Verifique a lista de ingredientes: eles são listados em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o que aparece primeiro tem em maior quantidade no produto. Prefira produtos com ingredientes que você reconhece e evite os que contêm aditivos químicos.
  2. Observe a tabela nutricional: preste atenção nas porções, calorias e a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). Evite alimentos açucarados e gordurosos
  3. Fique atento ao teor de sódio.

Este conteúdo foi ao ar no quadro “Momento Saúde”, dentro do programa “Fala Paraná”, da FARCOM, na última terça-feira (12). Para ouvir o quadro temático e o programa completo, clique aqui.

Pular para o conteúdo