Na prática de atividades físicas, a suplementação possui papéis importantes:. auxiliar na recuperação muscular, aumento de rendimento durante a prática do esporte, prevenção de lesões, por exemplo, são alguns benefícios. Mas como saber qual o suplemento mais indicado para a prática da corrida?  

Para Lianara Panizzon, nutricionista funcional e integrativa, o indicado é sempre fazer acompanhamento médico na hora de realizar a suplementação, além de realizar exames como hemograma, análise renal e perfil lipídico, por exemplo.  

Segundo a nutricionista, uma boa suplementação deve conter carboidratos, aminoácidos e suplementos que deem energia. “Se tratando de suplementos, não deixaria de lado os carboidratos (sejam de rápida ou lenta liberação), um bom energético (cafeína, para quem não tem nenhum tipo de contraindicação ou outro estimulante para quem não gosta ou não pode com a cafeína) e ao final do treino, um bom aminoácido”.  

A especialista afirma que o uso indevido pode trazer malefícios. “Corre o risco de o paciente ter um problema de saúde, mas sem saber. Por exemplo, o uso de cafeína em excesso, pode gerar palpitações e problemas cardíacos. Se a pessoa for sensível, deve tomar cuidado”.  

Natan Pietro de Lara, corredor e também nutricionista, diz que houve melhoras após o uso de suplementos. “Em relação a performance, passei a ter mais energia, disposição e uma melhor recuperação pós-atividades”.  

Para ele, três suplementos são fundamentais na prática da corrida: carboidrato em gel, proteínas e creatina.  

Carboidrato em gel: trabalha no fornecimento de energia de forma mais rápida para o organismo durante a prática de exercícios físicos.
Proteínas: responsável por diversas funções no organismo. Algumas delas são garantir aminoácidos não produzidos pelo próprio corpo, repor energia e formar tecidos de peles e músculos, por exemplo.
Creatina: fornece energia para os músculos e melhora o desempenho físico, por exemplo.  

Natan ainda destaca mais um suplemento: beta-alanina. É um aminoácido que retarda a fadiga muscular durante os exercícios de alta intensidade, melhorando o desempenho físico. “O uso deve ser crônico para se ter bons resultados. Eu uso e é muito bom o seu resultado”, diz Natan. 

Gostou das dicas? Venha participar da 5ª Corrida e Caminhada dos Amigos do HC. Acesse a página de inscrição e participe!

Pular para o conteúdo