A Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida pela sigla TPM, é o período que antecede a menstruação e pode vir acompanhada de diversos sintomas emocionais, psicológicos e até físicos. Os níveis variam para cada mulher e geralmente interferem no bem-estar. Contudo, existem alguns alimentos que podem auxiliar na diminuição desses efeitos colaterais.
Segundo a nutricionista Ariane Braz, alimentos ricos em magnésio, integrais que contém fibras e ômega 3 são benéficos, pois ajudam a regular o humor, melhoras a digestão e estabilizam os níveis de açúcar no sangue. “Ele reduz a retenção de líquido, o que pode aliviar os inchaços e desconfortos desse período”. Alguns deles são: espinafre, nozes, banana, abacate, chás de ervas, camomila, gengibre, chocolate amargo, salmão e atum.
Ela explica que as frutas ricas em potássio ajudam a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço. O chá de ervas, como contém propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, elas podem ajudar na cólica e na redução do estresse. O chocolate amargo pode ajudar na produção da serotonina e os alimentos fontes de ômega 3, como os chás, têm a propriedade anti-inflamatória. A especialista explica que esses alimentos devem ser consumidos antes e durante a TPM.
Nesse período, uma das vontades mais comuns é o doce. Porém, a nutricionista afirma que período da TPM, o consumo em excesso pode ser prejudicial, pois pode aumentar a inflamação e os níveis de açúcar no sangue. “Isso leva a mudanças de humor e diminuição de energia, mas em moderação, ele pode causar conforto e melhorar nosso humor temporariamente”. O ideal é equilibrar a ingestão de doces com alimentos saudáveis para minimizar os efeitos negativos.
Este conteúdo foi ao ar no Momento Saúde da última terça-feira (08). Ouça o quadro temático, dentro do programa Fala Paraná, da FARCOM.