Durante o mês, a campanha do Agosto Dourado é promovida. Essa campanha acontece anualmente, promovendo e incentivando a amamentação. O “dourado” representa o padrão ouro da amamentação, simbolizando sua importância e valor inestimável para a saúde dos bebês. 

A ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Luana Ariadne explica que a amamentação é essencial para os bebês. “O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, ele fornece anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções e doenças”. Amamentar também fortalece o vínculo entre mãe e filho e traz benefícios para a saúde da mãe, reduzindo o risco de câncer de mama e ovário. 

Segundo a especialista, a falta dos nutrientes presentes no leite materno pode levar a deficiências nutricionais, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento do bebê. “Isso pode resultar em problemas de saúde a curto e longo prazo, incluindo desnutrição, dificuldades no desenvolvimento cognitivo e imunológico, e maior suscetibilidade a doenças”.  

Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, no Paraná, mais de 11 mil bebês receberam a doação de 21.325 litros de leite em 2023.    

A campanha Agosto Dourado aumenta a conscientização sobre os benefícios da amamentação e incentiva práticas que apoiam as mães a amamentar. “Ela promove a educação sobre a importância do aleitamento materno e busca criar um ambiente favorável para que as mães possam amamentar de forma segura e eficaz”.  

Como doar? 

  • A mãe deve estar saudável e em boas condições de saúde;  
  • É preciso procurar um banco de leite humano, onde ela será orientada sobre os procedimentos de coleta e armazenamento do leite; 
  • O leite deve ser coletado em frascos esterilizados e armazenado no congelador até ser levado ao banco de leite; 
  • As doações são essenciais para ajudar bebês prematuros e outros que necessitam de cuidados especiais. 

Este conteúdo foi ao ar no “Momento Saúde”, dentro do programa Fala Paraná, da FACOM-PR, da última terça-feira (27). Ouça o programa completo, aqui. 

Pular para o conteúdo