A saúde mental é um tema bastante discutido, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Ansiedade e depressão são dois transtornos com altos índices de notificação no Brasil. Segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros são a população mais ansiosa do mundo. Uma das formas de superar é por meio da terapia.
A psicóloga Geórgia Vianna explica que a terapia é um tratamento para as questões emocionais, como depressão, ansiedade e luto. “Ela é necessária quando existe algum tipo de dor emocional e também pode ser um ótimo instrumento para o processo de autoconhecimento”.
Segundo a especialista, a terapia é importante para entender e organizar a bagunça mental. “A partir disso, é possível mergulhar no processo de autoconhecimento, com a intenção de melhorar todas as áreas da vida”. A psicóloga explica que a partir dos 4 anos já é uma idade que a terapia é bastante eficaz. “A criança já tem uma capacidade maior de desenvolvimento para começar a entender suas emoções e reações a ela”.
Apesar de necessária, a terapia não é acessível à toda população. Porém, existem alguns pontos que oferecem sessões gratuitas ou mais baratas, com qualidade:
Postos de saúde: por meio do SUS, basta ir até a UBS mais próxima e pedir para um encaminhamento a um psicólogo.
Clínica-escola: Espaços em que estudantes da área da saúde aplicam os conhecimentos aprendidos em sala de aula.
A terapia é um grande processo de autoconhecimento. Nela entendemos como funcionamos, nossas tendências de reação, nossas emoções dominantes, como geralmente agimos nas situações. Nos dando a opção de mudar o que acharmos necessário.
Você pode conferir mais deste conteúdo no quadro Momento Saúde, dentro do programa Fala Paraná, da FARCOM. Clique aqui e ouça.