A menopausa é um processo biológico natural que marca o fim dos ciclos menstruais e da capacidade reprodutiva de uma mulher. Geralmente, é diagnosticada após 12 meses consecutivos sem menstruação 

De acordo com dados do Estudo Brasileiro de Menopausa, realizado em 2022 com mais de 1500 brasileiras de todo o país, a idade média para entrar em menopausa é aos 48 anos. No entanto, estima-se que ela aconteça entre 45 e 55 anos de idade. Antes disso, por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce. 

Segundo a psicóloga Janete Knapik, os sintomas mais comuns são ondas de calor e secura vaginal. “Também pode haver distúrbios do sono. Aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia”.  A combinação desses sintomas pode causar ansiedade ou depressão. 

Além disso, a saúde mental também é impactada. Algumas mudanças que podem ocorrer são: 

Flutuações Hormonais: A queda nos níveis de estrogênio e progesterona pode afetar os neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, que regula o humor. Isso pode levar a sintomas como depressão e ansiedade. 

Sintomas Físicos: Ondas de calor, suores noturnos, insônia e fadiga são comuns na menopausa e podem contribuir para estresse, irritabilidade e diminuição da qualidade de vida. 

Estigma e Percepção Social: A percepção cultural e o estigma associados ao envelhecimento e à menopausa podem afetar a autoestima e o bem-estar psicológico. 

Por esses motivos, o acompanhamento com uma equipe profissional multidisciplinar deve ser levado em conta. Ginecologia, psiquiatria, fisioterapia e nutrição são as principais especialidades que podem dar apoio e contribuir com o bem-estar nesse período da vida da mulher.  

Um dos tratamentos realizados é Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que proporciona diversos benefícios, como o alívio dos sintomas característicos, melhora a saúde mental e ajuda a prevenir a osteoporose. Porém, há o aumento do risco do câncer de mama, doenças cardíacas, e coágulos sanguíneos. “É essencial que a TRH seja discutida detalhadamente com um médico, considerando os benefícios e riscos individuais”, explica a especialista. 

A menopausa é uma fase natural da vida das mulheres, mas pode trazer desafios significativos para a saúde física e mental. Esteja sempre em dia com as consultas médicas e não hesite em relatar queixas de alteração de saúde aos especialistas. 

Este conteúdo foi ao ar no quadro Momento Saúde, do programa Fala Paraná, da FARCOM, na última terça-feira (23). Para ouvir o conteúdo e o programa completo, clique aqui. 

Pular para o conteúdo