Com a chegada dos dias mais frios, procuramos diversas formas de nos aquecermos. Além das roupas mais pesadas, podemos contar com a ajuda de alguns alimentos. Além de ajudarem o corpo na produção de calor, existem outros benefícios que podemos receber a partir do consumo saudável. 

A nutricionista Mariana Maciel explica que esse grupo de alimentos aumentam a termogênese no organismo. “Eles contêm compostos como cafeína, capsaicina e catequinas, que possuem a capacidade de estimular o organismo, fazendo que haja uma maior produção de calor”.  

Esse aumento da temperatura corporal, essas substâncias estimulam um maior gasto de energia, beneficiando a perda de peso. “Podem auxiliar na rotina do planejamento alimentar e até mesmo o estímulo de energia em prática de exercício físico”. Além disso, há a melhora da circulação sanguínea e as propriedades antioxidantes, que protegem as células saudáveis contra danos causados pelo excesso de radicais livres. 

E quais são esses alimentos? 

Os mais conhecidos são: café, gengibre, cúrcuma, canela, cacau e pimenta.  

Porém, é preciso moderar no consumo. A nutricionista alerta que o excesso pode trazer efeitos colaterais, prejudicando o bem-estar. “Em grandes quantidades, esses alimentos aumentam a frequência cardíaca, podendo causar ansiedade e dor de cabeça. Hipertensos e cardiopatas devem prestar atenção”.  

O ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista para uma avaliação do consumo, respeitando a necessidade de cada organismo.  

Você pode ouvir esse conteúdo completo no quadro “Momento Saúde”, do programa Fala Paraná, da FARCOM. Todas as terças-feiras, o Momento Saúde informa sobre cuidados com a saúde e o bem-estar. Este é o conteúdo da última terça-feira (18).

Pular para o conteúdo