A Semana da Saúde é promovida no início do mês de abril e tem o objetivo de relembrar a população das boas práticas de cuidados com o corpo. É um momento de reflexão sobre os aspectos da saúde quando se fala em prevenção e qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% dos brasileiros não realizam atividade física. A falta dessa prática implica em diversos desenvolvimentos de doenças. O conselheiro e 1º secretário do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Fernando Castellano Junior explica que pela correria do dia a dia, a alimentação e sono adequados, além de atividades físicas, acabam sendo esquecidos.
O especialista explica que ter saúde é estar com um índice de massa corporal adequado, com uma dieta balanceada e que pode ser orientada por um profissional, ter boas relações pessoais, ter uma rotina de atividade física regular, como por exemplo, caminhar 30 minutos, 5 vezes por semana, saber das dos antecedentes familiares e de suas alterações no corpo e ter a mentalidade preventiva, sem exageros. “Ser saudável está dentro do conceito aristotélico de felicidade. É o equilíbrio das coisas”.
Como cuidar da saúde
Ao considerar o início de qualquer exercício, o especialista alerta sobre a importância de consultar um médico para avaliar as condições de saúde e então definir o melhor exercício. “A manutenção de saúde precisa passar pelo acompanhamento médico”. O especialista alerta que a pré-avaliação médica é importante. “Há uma diferença entre atividade física do jovem e da pessoa mais velha, que muitas vezes tem comorbidades que impedem determinadas práticas esportivas”. Então é fundamental é a consulta com um profissional da saúde quanto à possibilidade de atividade física e o tipo indicado para cada pessoa.
O cuidado em relação ao peso ou alimentação também é importante. “Com muita ingesta hídrica, frutas, verduras, é preciso evitar alimentos industrializados e evitar excesso de carboidratos, que muito colaboram com a obesidade”. O acompanhamento com o nutrólogo está indicado para as pessoas com sobrepeso.
Controle de doenças
Quem é hipertenso, deve fazer o controle regular na sua unidade de saúde, convênio e seguir as orientações do profissional, tomando a medicação, fazendo redução da ingesta de sal e tendo atividade física e alimentação indicadas por esse profissional. Esses cuidados também valem para o diabético, que devem ter esse controle. Ambas podem ser desenvolvidas como consequência de maus hábitos, mas também podem ser hereditárias. “Tendo casos na família de doença coronariana, dislipidemia é importante que se faça a prevenção”.
Prevenção aos cânceres
Acima dos 45 anos, a colonoscopia é para a prevenção de câncer de intestino. Um dos cânceres mais comuns, que é o de pele, pode ser prevenido através de avaliações periódicas com um dermatologista.
O médico alerta que, após 40 anos, as mulheres devem realizar exames preventivos de câncer de mama. Mulheres magras, principalmente tabagistas, que tomem muito o café, devem fazer um controle da densidade óssea na prevenção da osteoporose.
Já para os homens, fazer o controle do câncer de próstata, muitas vezes diagnosticado com um simples toque retal, é imprescindível.
Importância da vacinação
Outro foco da campanha neste ano é conscientizar a população sobre a vacinação. “Estamos em um período vinculado à dengue, que assola de maneira muito grave o Paraná e das síndromes gripais. “A grande iniciativa é do governo do estado e almejamos até, não para esse ano, porque já passou a data, a partir do ano que vem que o CRM do Paraná também possa estar com iniciativas junto às estruturas governamentais e hospitais”.
Esteja em dia com as suas consultas médicas, previna doenças e controle as suas comorbidades. Ao notar qualquer alteração, procure ajuda e orientação.