Nas festas de fim de ano, costumamos exagerar na quantidade de alimentos que ingerimos, além de serem mais pesados e gordurosos. Com o início do ano, vem a necessidade de comer melhor para equilibrar a saúde e o bem-estar. Confira as nossas dicas:
A principal recomendação pós festas, é o comer consciente e manter alimentação equilibrada. Mas como fazer isso?
Segundo a nutricionista Ariane Braz, o ideal é ajustar o cardápio. “Dar preferência a alimentos mais leves e comida de verdade”.
- Aumente o consumo de verduras, como alface, rúcula, acelga e agrião;
- Coma mais frutas com baixo índice glicêmico como maçã, pera, ameixa, melão e cereja.
- Capriche também nos cereais integrais (arroz integral, quinoa, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), oleaginosas ricas em gordura boa (castanha e nozes), além de sementes (linhaça, chia, abóbora);
- Inclua alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos, leite e derivados. Além disso, inclua fibras, encontradas em frutas, vegetais e grãos integrais, e alimentos ricos em ômega – 3, como peixes;
- Beba muito líquido, principalmente água. A ingestão moderada de cafeína também pode trazer benefícios ao metabolismo.
A nutricionista afirma que a alimentação é aliada de uma vida mais saudável e equilibrada. “Uma dieta saudável é crucial para fornecer nutrientes necessários ao corpo, promover o bom funcionamento do sistema imunológico e prevenir doenças”.
Ao separar os alimentos, é possível planejar as refeições que serão preparadas. “Criar uma lista de compras saudáveis, cozinha em lotes para ter refeições prontas e equilibradas, variar alimentos para obter diversos nutrientes e praticar o controle das porções são estratégias eficazes”.
Mas saiba que guloseimas são permitidas, desde que em equilíbrio. Isso nos ajuda a manter hábitos alimentares positivos ao longo do ano.