Muito de fala da importância da vitamina D para o nosso organismo, mas você sabe qual a real função dela na nossa saúde? Responsável por regular o cálcio no organismo, essa substância pode ser absorvida pelo sol e pela ingestão de determinados alimentos.
Em tempos que se passa a maior parte do tempo dentro do escritório ou em casa, é importante entender os efeitos da vitamina no corpo. A endocrinologista Victoria Borba explica que a vitamina D é um hormônio que permite que o cálcio seja absorvido após ser processado. “A vitamina que obtemos com a exposição ao sol é inativa e somente após a passagem pelo fígado e pelos rins que ela se transforma em substância ativa e traz benefícios para o corpo”.
Dentre os benefícios, além da boa estruturação dos ossos, a imunidade é beneficiada, de acordo com cada vez mais estudos que vêm comprovando a eficácia.
A escassez, por sua vez, pode gerar diversas complicações para a saúde. O raquitismo é a principal doença a ser desenvolvida. “Em crianças, ela se apresenta entortando as pernas e em adultos, com ossos frágeis”. Por meio do exame de sangue, é possível verificar os níveis da vitamina no sangue. Dessa forma, o médico pode orientar novos hábitos e a suplementação adequada.
Existe um grupo de risco, onde essas pessoas têm mais chances de apresentar a deficiência da vitamina D, são elas: pessoas com 60 anos ou mais, obesos, doenças de má absorção digestória, pessoas com osteoporose, gestantes, diabéticos, pessoas com câncer, insuficiência hepática, pessoas em tratamento com medicamentos de uso contínuo.
A verificação dos níveis no sangue deve ser feita a cada 6 meses ou 1 ano, dependendo da recomendação médica.
Você pode ouvir este conteúdo durante o quadro “Momento Saúde” do programa Fala Paraná, da FARCOM-PR. Para entrar no site da FARCOM e ouvir o programa, clique aqui.