Na época de temporada, entre dezembro e janeiro, quando os dias estão mais quentes, é comum que muitas pessoas frequentem as praias. Por isso, o índice de afogamentos aumenta consideravelmente. Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Paraná, ocorrem cerca de 7 mil mortes por ano, sendo o afogamento a causa, sendo que 85% dos casos poderiam ser evitados. 

O afogamento ocorre por conta da asfixia provocada pela obstrução das vias aéreas, causando diversas complicações que podem levar à óbito. Ao contrário do que muitos pensam, o afogamento não é um acidente e pode ser evitado com alguns cuidados. 

A Capitã Luisiana Guimarães, do Corpo de Bombeiros do Paraná explica que nas praias, as áreas cobertas pelos guarda-vidas estão sinalizadas com bandeiras amarelas e vermelhas. “Nessa região, vai ser muito mais fácil para o profissional visualizar e realizar o resgate, se necessário”. É importante que a população se atente e priorize ficar nestas partes que são protegidas. 

A Capitã reforça que além desse cuidado, é importante respeitar uma série de medidas para se divertir com segurança. “Não faça ingestão de álcool antes de entrar na água e sempre acompanhe as crianças”. Caso seja advertido pelo bombeiro, respeite as orientações, pois os profissionais sabem dos perigos existentes naquela parte.  

É comum pensar que as crianças estão completamente seguras quando estão utilizando boias, mas isso não é verdade. “É uma falsa sensação de segurança”. Existem alguns tipos de boias que possuem estabilizadores frontais que são mais recomendadas, mas isso não exclui a importância de estarem acompanhados pelos pais ou responsáveis.  

No caso de afogamento, é importante que a pessoa não se coloque em risco, tentando realizar o resgate por conta própria, mesmo que saiba nadar bem. “Chame o salva-vidas ou ligue 193, caso não tenham bombeiros por perto”. Uma possibilidade é jogar uma boia, prancha ou até mesmo um isopor para a pessoa se equilibrar, até a chegada dos bombeiros.  

Seguindo essas dicas, é possível aproveitar a praia ou piscina da melhor forma possível e sem dores de cabeça. O Corpo de Bombeiros estará fazendo a cobertura das praias em dezembro, até o Carnaval. Saiba em quais pontos eles estão pelo site https://www.bombeiros.pr.gov.br/.  

Você pode ouvir o conteúdo completo no quadro “Momento Saúde” do programa Fala Paraná da FARCOM. Para ouvir o programa, clique aqui.

Pular para o conteúdo