A Unidade de Endoscopia do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR foi revitalizada com o apoio dos Amigos do Hospital de Clínicas. No valor de aproximadamente R$526 mil, a revitalização foi feita em parceria com a Megamania. As novas instalações garantem melhorias estruturais importantes para proporcionar um atendimento de excelência, com mais conforto e segurança aos pacientes e seus acompanhantes.
A Unidade é responsável pela realização de mais de 20 exames diferentes, entre eles a Endoscopia digestiva alta, Colonoscopia, Colangiopancreatografía Retrógrada (CPRE), Ecoendoscopia alta e baixa, Dilatações, Gastrostomia Endoscópica, Manometrias, Broncoscopias, Biópsias, entre outros. Segundo o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital de Clínicas, Railson Henneberg, a reestruturação evidencia a qualidade no atendimento e possibilita o aumento de oferta de exames. “A capacidade será de 1,4 mil exames por mês, aproximadamente 16 mil por ano”, enumera. Ele explica que a reforma proporciona uma mudança total do funcionamento da Unidade. “A previsão é de zerar a fila de espera em cinco meses”, conta.
O chefe do Setor de Infraestrutura Física do Hospital de Clínicas, Washington Batista de Souza, conta que a revitalização foi completa, envolvendo a substituição de todas as instalações elétricas, hidráulicas, instalação de aparelho de ar condicionado, substituição de porta, forro, piso e revestimento cerâmico. Foi feita nova pintura, blindagem radiológica para salas de uso do arco em C e instalação de novos pontos de informática e gases medicinais. Segundo ele, foram oito meses de obra e 307m2 de área reformada.
De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a entrega é uma realização de extrema importância. “Além de aumentarmos a capacidade de exames, sabemos que os pacientes serão mais bem atendidos, os profissionais de saúde trabalharão em um ambiente melhor e os residentes sairão melhor formados para seguir a vida profissional”, afirma. O presidente diz que esse é, no fim das contas, o objetivo dos Amigos do HC. “Queremos melhorar a condição de atendimento do HC, dos pacientes, dos profissionais e acompanhantes de tratamento”, explica.