O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), está atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos ao ano. Apenas em 2020, a estimativa é de 66.280 novos casos da doença.

Diante disso, também é considerado o tipo mais grave de câncer, com altas taxas de mortalidade. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada e irregular de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta as chances de cura do câncer de mama se detectado na fase inicial.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990 tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando mais acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença. 

Começou como um movimento iniciado em Nova Iorque, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, realizado pela instituição Susan G. Komen pela cura. O nome da campanha remete a cor do laço rosa, que é um símbolo internacional na luta contra do câncer de mama.

À medida que o evento cresceu, outubro foi escolhido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama nos Estados Unidos. Em 2002, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no parque Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa durante o mês marcando a primeira iniciativa no Brasil. No entanto, o movimento ganhou força por volta de 2008, quando as ações em prol da causa tornam-se mais frequentes.

 

Pular para o conteúdo