O organismo fica mais suscetível a infecções com o envelhecimento. Por isso, a vacinação é de extrema importância aos idosos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Sociedade Brasileira Imunologia criaram o Calendário Vacinal do Idoso.

Segundo a Dra. Maria Eduarda Valim, geriatra do Ambulatório Multiprofissional do Idoso do Complexo Hospital de Clínicas, a vacinação ajuda a prevenir doenças graves, diminuir o risco de internação e de morte das pessoas idosas.

Entre as indicadas para à população idosa, a geriatra cita as vacinas contra a gripe, contra pneumonia, hepatite, tétano e outras. “Não se deixe levar por boatos. A vacina da gripe não causa gripe. Ela previne contra infecção grave”, explica. Porém, ela alerta que a vacina da gripe não traz imunidade contra outros vírus respiratórios como, por exemplo, o resfriado. “Não confunda resfriado com gripe”, orienta.

Por outro lado, a geriatra destaca que a indicação de algumas vacinas específicas, como a da febre amarela, deve ser analisada individualmente. “Converse com o seu médico, atualize a sua carteirinha de vacinas e previna-se”, finaliza a especialista.

 

Pular para o conteúdo