A exposição fotográfica “Primeiro Afeto: o aleitamento materno nos primeiros dias de vida do bebê” e rodas de conversa com mães, gestantes e familiares foram promovidas durante todo o mês para celebrar a campanha Agosto Dourado, criada para incentivar e orientar sobre a importância do aleitamento materno às mulheres e crianças. As ações foram promovidas pelos Amigos do HC e o Complexo Hospital de Clínicas, juntamente com o Comitê de Humanização e o Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas.

 Composta por onze fotos, a exposição traz mães amamentando os seus bebês na Maternidade do Hospital de Clínicas, na UTI Neonatal do Hospital Clínicas e na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que também faz parte do Complexo Hospital de Clínicas. As imagens foram captadas, no mês de julho deste ano, pela fotógrafa documental Luísa Bonin.

 Junto às fotos, a mostra traz frases com orientações sobre os mitos e verdades da amamentação, como “O leite materno fortalece a imunidade e protege o recém-nascido de infecções comuns nos primeiros meses de vida” e “Amamentar é um laço de afeto entre mãe e filho para toda vida. Amamente em qualquer lugar, sempre que seu bebê desejar”.

 As fotografias estiveram expostas, de 5 a 16 de agosto, na maternidade do Hospital de Clínicas e, de 19 a 31 de agosto, simultaneamente na Maternidade Victor Ferreira do Amaral e no Shopping Crystal.

 As rodas de conversa trataram da importância da amamentação, abordando as principais dúvidas dos participantes sobre o tema. Os eventos foram guiados pela enfermeira do Banco de Leite Humano do HC, Janaina Mara de Almeida, junto com profissionais do Hospital de Clínicas e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral. No dia 23 de agosto, aconteceu na Maternidade Victor Ferreira do Amaral e, no dia 27, maternidade do Hospital de Clínicas.

 

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês de promoção do leite materno como alimento de ouro para os bebês. Criada em 2017, pela lei n° 13.435, a data celebra a 25ª Semana Mundial da Amamentação e tem o objetivo de proteger, promover e apoiar a amamentação, por meio da informação e do debate sobre o tema.

O dourado foi escolhido pela alusão do leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês, conforme a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS). A amamentação traz diversos benefícios para a saúde do bebê e da mulher, prevenindo doenças, favorecendo a imunidade e fortalecendo os laços afetivos entre mãe e filho.

Segundo o relatório de 2017 da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, apenas 38,6% dos bebês com até seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno. Se todas as crianças fossem amamentadas, desde o nascimento até os dois anos, pelo menos 800 mil mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo.

Pular para o conteúdo