Os Amigos do HC realizaram, nesta terça-feira (27), a entrega oficial do projeto “Ambulatório Multiprofissional do Idoso e Prevenção de Quedas no HC”, idealizado pela geriatra Dra. Adriane Miró e desenvolvido com o objetivo de prestar assistência multiprofissional aos idosos atendidos no Complexo Hospital de Clínicas. O projeto foi realizado com recursos da destinação de imposto de renda, pessoa física e jurídica, ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) pelas parceiras Fundação Itaú Social, Grupo Boticário, Banco Alfa, Altech, Credipar, BrasilSat e Triunfo Participações e Investimentos.

Entre 2015 e 2016, foram captados mais de R$ 345 mil, que viabilizaram a reforma e estruturação do Ambulatório Multiprofissional da Saúde do Idoso do Hospital de Clínicas. O espaço é composto pelos consultórios de oftalmologia, otorrinogeriatria, equilíbrio, geriatria e reabilitação. Com o recurso, foi possível equipar os consultórios com aparelhos, mobiliários e materiais utilizados para a realização de consultas, exames e tratamentos destinados à pessoa idosa, atendendo aproximadamente 200 pacientes ao mês.

Finalizado este ano, a entrega do projeto simboliza o reconhecimento de todo o trabalho e a gratidão aos apoiadores. “Legitimamos a entrega com a presença dos parceiros para dar transparência e reconhecer a equipe do hospital. A Associação tem o papel de viabilizar os projetos, mas a equipe é quem coloca para funcionar. Esse momento é a coroação de todo o trabalho realizado durante quatro anos”, acredita a gerente de Projetos dos Amigos do HC, Sheila Meneghette.

Durante o evento, houve a entrega de um certificado em agradecimento à Fundação Itaú Social, representada pelo superintendente Comercial do Itaú, Paulo Mincov, pela destinação de parte do imposto de renda ao Ambulatório Multiprofissional de Saúde do Idoso em prol dos pacientes do Hospital de Clínicas e de um certificado de reconhecimento à equipe do Ambulatório Multiprofissional da Saúde do Idoso.

A chefe da Divisão de Gestão de Cuidados do Complexo HC, Dra. Elizabeth Bernardino, agradeceu em nome da superintendência do hospital, da equipe e dos pacientes beneficiado, falando da importância do projeto dos Amigos do HC para população idosa. “O ambulatório é um lugar para o atendimento da pessoa idosa e um marco para a geriatria e atenção à saúde do idoso”, afirmou a Dra. Elizabeth.

Em seguida, a idealizadora do projeto, Dra. Adriane Miró, recebeu uma placa em homenagem à sua dedicação e compromisso com o atendimento aos idosos no Hospital de Clínicas. “É um sonho que se realizada. Foi um processo de muita luta e aposentei ano passado, depois de saber que teríamos o ambulatório”, declarou a geriatra, que hoje atua na Secretaria Estadual da Saúde (SESA) e também estava representando o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

Segundo a Dra. Adriane, a ideia de ter o Ambulatório Multiprofissional veio para reunir profissionais de todas as áreas trabalhando de forma integrada para atender às necessidades dos pacientes idosos do HC. “Me incomodava quando tínhamos uma melhora clínicas e o paciente caía ou fraturava voltando em uma cadeira de rodas ou não conseguindo mais vir à consulta”, exemplificou a médica.

Com o projeto “Ambulatório Multiprofissional do Idoso e Prevenção de Quedas no HC”, os idosos recebem assistência multiprofissional para melhoria da qualidade de vida e prevenção de quedas e outros problemas que venham a incapacitar ou interferir na independência dos pacientes.

A entrega também teve a presença do superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), Dr. Gerson Martins Zafalon, que também é assessor institucional dos Amigos do HC e representou a Associação, e dos colaboradores do Ambulatório Multiprofissional da Saúde do Idoso do Complexo Hospital de Clínicas.

Pular para o conteúdo