Uma manhã de reflexão sobre comportamento, performance e propósito foi promovida pelos Amigos do HC com a participação do presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Adeildo Nascimento. A palestra “Construindo Times de Alta Performance – Onde o todo é mais importante que a soma das partes” aconteceu nesta terça-feira (18) e foi destinada aos colaboradores e voluntários da Associação.

Com mais de 25 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Adeildo Nascimento explica que alta performance são resultados crescentes e constantes ao longo do tempo. Diante disso, afirma que times de alta performance possuem características essenciais, que são propósito, busca da perfeição por meio de muito treinamento, sede de resultados, humildade, senso de equipe, não dar desculpas e focar em soluções, tratar os erros mudando processos e não buscando culpados, disciplina, conflito construtivo e comprometimento.

Mas como montar equipes de alta performance? Segundo o palestrante, existem duas diferentes visões, ou modelos mentais (mindsets), no mundo organizacional: labour e work. A primeira é a visão sem propósito de quem executa tarefas, limita-se à sua função e trabalha apenas com o objetivo de pagar as contas. Frases como “não é minha função” e “não sou pago para isso” são típicas dessa visão. Enquanto a segunda é a de quem enxerga propósito naquilo que faz.

Para identificar o mindset, Nascimento ensina que existem o pensamento de performance e o pensamento de preguiça. “Quem tem modelo mental de performance pensa em trabalhar para dar um futuro melhor para a família, para construir a melhor instituição do terceiro setor do mundo, para transformar a sociedade. Ele é empreendedor. Já o modelo mental de preguiça pensa em ficar rico para não precisar mais trabalhar”, explica.

De acordo com ele, essas formas de pensar manifestam-se em todas as áreas da vida, inclusive no ambiente de trabalho, interferindo no desempenho dos funcionários. Por isso, para conquistar equipes de alta performance algumas empresas já realizam a seleção de talentos usando filtros que descobrem o modelo mental do candidato, suas características pessoais e se as suas crenças condizem com os princípios da instituição para então analisar o currículo profissional.

Adeildo Nascimento acredita que a alta performance é alcançada quando se tem paixão, propósito e vocação. De acordo com ele, para descobrir se você é apaixonado pelo o que faz, é preciso se perguntar se continuaria fazendo sem ganhar nada ou receber remuneração. O propósito está relacionado com as metas que buscamos atingir e o legado deixado. Já a vocação para algumas pessoas chega a ser como uma missão ou um chamado. Para resumir todas as definições, ele cita uma frase do filósofo Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo se cruzam com as suas capacidades e possibilidades, aí está a sua vocação”.

Pular para o conteúdo