O Centro Integrado de Mama do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR será beneficiado com a renda do Jantar Árabe promovido pela Associação Amigos do Hospital de Clínicas e o Bellagio Restaurante. O evento aconteceu nesta terça-feira (11/06) e reuniu cerca de 150 pessoas, com o apoio da Megamania, Hellograf e MM Eventos. O Centro Integrado de Mama atende pacientes com câncer de mama, realizando o exame preventivo de mamografia, a ultrassonografia e biopsia de mama para o diagnóstico, assim como o tratamento humanizado da doença.

A verba arrecada no Jantar Árabe atenderá o setor nos períodos de urgência, segundo a Dra. Maria Helena Louveira, médica radiologista do Complexo Hospital de Clínicas. “Na falta de determinado material, manutenção de equipamento, os Amigos do HC têm nos ajudado para evitar o atraso no atendimento das pacientes. Toda essa verba vai para um trabalho de humanização e atendimento, então é importante que esteja disponível para ter a quem recorrer”, explicou a radiologista.

De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, o jantar foi uma oportunidade de fazer uma ação específica para o setor de câncer de mama do Hospital de Clínicas. “O jantar é importante não só no sentido de arrecadar, mas também para divulgar a questão do autoexame, do diagnóstico precoce e do tratamento. Para nós é gratificante essa reunião de amigos e a troca de informações. É o nosso papel no que se refere ao Hospital de Clínicas”, destacou.  O presidente agradeceu a todos os participantes, os apoiadores do evento e aos proprietários do Bellagio Restaurante, Roberto e Letícia Vezozzo, por disponibilizarem a casa e promoverem o jantar aos Amigos do HC.

O casal Denis e Juliana Fronza foram uns dos presentes no evento. A família precisou de atendimento no Hospital de Clínicas após Denis ser diagnosticado com tricoleucemia, no fim do ano passado. Recebeu o tratamento e hoje está curado da doença. Para Juliana, a participação no jantar é uma forma de agradecer. “O que podemos fazer é retribuir e ajudar por meio dos Amigos do HC, porque o retorno que temos é maravilhoso, as pessoas são humanas, o atendimento é muito bom, dão atenção aos problemas que nós levamos até o hospital”, relatou a acompanhante de tratamento.

Além do jantar com gastronomia árabe, o evento contou com uma apresentação das dançarinas de Dança do Ventre do Studio Flor de Lótus, um show de Rogério Cordoni, o cover do Elvis Presley, e o sorteio de uma cesta de produtos da La Violetera, um kit de produtos da Milocca Perfumaria e Cosméticos, o livro Tfádalo – A Arte da Culinária Árabe, o livro Aquário de Estrelas, de Cardoso Filho, e um par de ingressos para a 14° Feijoada dos Amigos HC, que será no dia 6 de julho.

Centro Integrado de Mama 

Em média, o setor realiza 40 biopsias e 300 mamografias por mês. De 2001 a 2016, foram atendidas mais de mil pacientes com câncer de mama, segundo a Dra. Maria Helena Louveira, médica radiologista do Complexo Hospital de Clínicas. A radiologista conta que recebe pacientes de Curitiba, Região Metropolitana e do todo o Paraná, encaminhadas ao Hospital de Clínicas com urgência para serem atendidas e tratadas. “Infelizmente o perfil da grande maioria das pacientes que chega ao hospital já está em estágio avançado. Temos que correr atrás do atraso para fazer o tratamento e evitar mais prejuízos”, relata a médica.  

Diante disso, Dra. Maria Helena alerta que o exame preventivo e o diagnóstico são muito importantes, mas diante de suspeita clínica do câncer de mama é preciso investigar e realizar o tratamento. “O tempo é imprescindível. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores são as chances de cura. Estimulamos a prevenção com a mamografia, mas percebemos que elas não fizeram a prevenção por algum motivo ou falta de acesso à informação. No HC tentamos tirar essa desvantagem”, finaliza a especialista.

Pular para o conteúdo