Nesta segunda-feira (03), os Amigos do HC promoveram a palestra “Mudança de hábitos diários para uma vida mais saudável”, realizada pela Dra. Mariana Sponholz Araujo, médica pneumologista do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR. O evento foi destinado aos colaboradores e hóspedes da Rede de Hotéis Deville, com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos à saúde, os problemas relacionados e as formas de mudança de hábitos contra o tabagismo. A palestra fez parte das ações dos Amigos do HC relacionadas ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado no dia 31 de maio.

O tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos e o hábito pode diminuir em dez anos a expectativa de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, Curitiba é a capital do tabagismo, sendo 15, 6% da população adulta.

A pneumologista Dra. Mariana Sponholz Araujo destaca que o cigarro possui 4700 compostos químicos, sendo 67 desses cancerígenos. Com isso, o tabagismo é o responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, além de causar câncer de boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero e leucemias. No entanto, a pneumologista alerta que o hábito de fumar também pode causar problemas como a perda da função pulmonar, aumento do risco de pneumonias e outras infecções respiratórias, doenças cardiovasculares, osteoporose, fraturas e envelhecimento precoce.

Segundo a Dra. Mariana, os benefícios de parar de fumar são inúmeros. “O hálito muda, melhoria do paladar e do olfato, melhoria da pele, dos dentes, aumento da capacidade física e redução dos riscos à saúde. Nunca é tarde para parar, sempre terá algum benefício”, afirma pneumologista. Além disso, os benefícios são maiores ao longo do tempo, desde os primeiros minutos.

Como parar de fumar?

Cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas sem auxilio apenas 6% conseguem, de acordo com a médica pneumologista, Dra. Mariana Sponholz Araujo.  “É uma doença e se livrar do vício é difícil”, afirma a médica. Diante disso, ela orienta consultar um pneumologista e conhecer os métodos contra o tabagismo.

O Complexo Hospital de Clínicas oferece no setor de Ciências da Saúde a Terapia Cognitiva Comportamental, voltada a fumantes ativos, com mais de 17 anos, que fumam cinco ou mais cigarros por dia, sem ter alcançado abstinência superior a três meses no último ano. Pacientes sob o uso de mediação para o tratamento do tabagismo, incluindo as substâncias bupropiona, nicotina e vanericlina, não serão aceitos.

A terapia é realizada por médicos do Departamento de Pneumologia em grupos com encontros semanais, durante um mês.  Nas reuniões são trabalhados os riscos relacionados ao tabagismo, os benefícios de parar de fumar, automonitoramento, como evitar os gatilhos, substitutivos ao tabaco e técnicas de relaxamento.

Ivone dos Santos, 60 anos, participou do primeiro grupo e está há mais 20 dias sem fumar. Durante a palestra, ela deu o seu depoimento sobre a terapia e recomendou o programa do Hospital de Clínicas. “Fiz o programa, obedeci ao que me foi ensinado e podem ter certeza que vale a pena”, relatou.

 

Pular para o conteúdo