Dia 29 de maio é marcado como o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Para celebrar a data, os Amigos do HC promoveram uma roda de conversa sobre saúde digestiva com a participação do médico do serviço de coloproctologia do Complexo Hospital de Clínicas, Dr. Norton Luiz Nóbrega, e da nutricionista, Mariah Polato. O evento foi destinado aos colaboradores, conselheiros e voluntários da Associação com o objetivo de promover a conscientização a respeito dos cuidados com a saúde digestiva e a importância da prevenção de doenças, principalmente do câncer de colorretal.

O câncer de colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O coloproctologista, Dr. Norton Nóbrega, explica que os principais fatores de risco são a idade, a partir dos 65 anos de idade, pois a doença está relacionada ao envelhecimento, sexo, sendo os homens mais propensos do que as mulheres, etnia e histórico familiar. No entanto, o médico destaca que a dieta e o estilo de vida também contribuem para o desenvolvimento como a obesidade, excesso de peso, sedentarismo, diabetes, consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, que é o fator de maior incidência, gravidade e mortalidade da doença.

Entre os sintomas, o médico alerta para as dores abdominais, o sangramento anal e as alterações dos hábitos intestinais. “Apresentando os sintomas juntos ou isolados deve-se consultar um especialista, podendo ser um oncologista, gastrologista ou coloproctologista”, explica o coloproctologista. Como prevenção, a orientação é evitar o tabagismo, cuidar do peso, manter uma dieta equilibrada, fazer atividades físicas e controlar doenças como a diabetes.

Em relação à alimentação, a nutricionista Mariah Polato apresentou diversas dicas para aprimorar a saúde digestiva. De acordo com ela, existem alimentos que devem ser evitados como os processados e ultraprocessados, sais e açúcares, carnes gordurosa, frituras, bebidas alcoólicas e alimentos picantes e cítricos e os benéficos à saúde, que são os alimentos naturais, como iogurtes, nozes, farinhas e produtos integrais e fibras, sempre ingerindo bastante água. “É muito importante ressaltar que comer fibras sem beber água não resolve. O consumo adequado de água junto com a ingestão correta de fibras gera um bom funcionamento do organismo”, orienta a nutricionista.

Dicas para uma boa Saúde Digestiva

Para cuidar da saúde digestiva, a nutricionista Mariah Polato indica:

  • Não pular refeições – o recomendado é de 4 a 6 refeições ao dia;
  • Ter prazer durante as refeições – evitar comer assistindo TV, mexendo no celular. É preciso dar atenção à alimentação; quem come com a família não tornar um momento de estresse
  • Comer com calma – sem estresse e pressa;
  • Programar as refeições;
  • Manter sempre uma boa hidratação – bebendo água e sucos naturais;
  • Praticar atividades físicas regularmente.

Como higienizar os alimentos?

Atualmente, no Brasil são utilizados mais de dois mil tipos e agrotóxicos, de acordo com dados da ANVISA. De acordo com a nutricionista, Mariah Polato, as melhores formas de evitar ou diminuir a ingestão de agrotóxicos na alimentação é consumir alimentos orgânicos, optar por alimentos da safra, que são mais baratos e com menos agrotóxicos, e fazer a higienização adequada das frutas, verduras e legumes. Segundo Mariah, não basta descascar o alimento para retirar os resíduos de agrotóxicos, é preciso lavar bem, pois no corte pode ocorrer contaminação cruzada.

Para a higienização correta dos alimentos, a nutricionista recomendar preparar uma solução contendo hipoclorito de sódio e água, que contenha o selo do Ministério da Saúde, aprovado para consumo alimentar. Em uma bacia, coloca-se uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e deixar os alimentos de imersos durante no máximo 15 minutos. Em seguida, é importante lavar os alimentos em água corrente.

Pular para o conteúdo