Na manhã desta quarta-feira (15), a coordenadora do Programa Dedica dos Amigos do HC, Dr. Luci Pfeiffer, participou de uma tribuna livre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para apresentar o trabalho desenvolvido em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O convite foi uma iniciativa da vereadora Maria Letícia Fagundes, com o objetivo de sensibilizar os parlamentares pela importância da causa e divulgar o programa.

Durante a sessão, a Dr. Luci Pfeiffer contou a história do Programa Dedica, explicou o seu funcionamento e relatou alguns casos atendidos de crianças e adolescentes vítimas de violência. Além disso, a pediatra e psicóloga abordou algumas formas de violência contra criança e o adolescente. “A violência acontece em todas as classes sociais. Não é uma característica da miséria, é um problema de saúde. A criança não acredita que os pais são violentos, ela pensa que não é merecedora daquele amor”, afirmou a coordenadora.

Segundo a Dr. Luci, os sintomas de dificuldades de aprendizagem e de relacionamento normalmente vêm da violência.  “Uma criança que sofre maus-tratos e desvalorização não tem condições de aprender”, acredita a coordenadora. De acordo com ela, o jovem busca um adulto que possa confiar para falar da agressão e violência sofrida e, quando não encontra em casa, muitas vezes, o professor é procurado. Diante disso, é possível também desenvolver ações voltadas a esses profissionais.

Ainda sobre a atuação do Dedica, Dr. Luci afirma que atualmente a maior dificuldade é não ter capacidade de atender todos os casos de violência contra crianças e adolescentes encaminhados.

Programa DEDICA

O Programa Dedica, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, recebe crianças e adolescentes encaminhados pelo Hospital de Clínicas, pelo Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento, e presta assistência interdisciplinar gratuita, fazendo os encaminhamentos das medidas de proteção legal para as vítimas, responsáveis e agressores, esses quando passíveis de tratamento.

 

Pular para o conteúdo