Na manhã desta quarta-feira (24), o Programa Dedica dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR foi apresentado em um café da manhã realizado especialmente para convidadas da Dr. Maria Elisa Ferraz Paciornik, a fim de sensibilizar as participantes sobre a importância de divulgar e apoiar as ações desenvolvidas pelo programa e pela associação.

Durante o evento, a coordenadora do Programa Dedica, Dr. Luci Pleiffer, contou um pouco da história do programa, desde a sua criação, e relatou alguns casos atendidos  exemplificando o como é realizado o trabalho com as crianças e adolescentes vítimas de agressão. “Cada criança, cada família, nos traz uma história. O que posso dizer é que não podemos mudar essas histórias, mas podemos ajudar a reescrevê-las”, alegou a coordenadora.

Em seguida, a Dr. Maria Elisa Ferraz Paciornik falou sobre a sua participação desde a criação do projeto e destacou algumas campanhas desenvolvidas em prol do Dedica. “O trabalho do Dedica é fantástico. Foi muita alegria para mim quando o projeto conseguiu ser viabilizado. É um trabalho digno para as pessoas”, afirmou. .

Entre as campanhas, Maria Elisa citou o benefício do programa com a destinação do Imposto de Renda, pessoa física e jurídica, através do Fundo Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e pediu o apoio dos presentes para que abracem a causa. “Vocês que têm muitas relações nos ajudem a divulgar. Precisamos que o trabalho seja mais conhecido e também de ajuda em nossos projetos”, finalizou.

Há mais de 30 anos, Maria Eliza Elisa Ferraz Paciornik atua pela causa. Foi presidente dos Amigos do HC entre 2006 e 2009, superintendente de 2011 a 2017, Assessora de Relações Institucionais de 2017 a março de 2019 e, atualmente trabalha como voluntária no Programa Dedica e apoiadora das atividades da associação.

O Programa Dedica, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, recebe crianças e adolescentes encaminhados pelo Hospital de Clínicas, pelo Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento, e presta assistência interdisciplinar gratuita, fazendo os encaminhamentos das medidas de proteção legal para as vítimas, responsáveis e agressores, esses quando passíveis de tratamento.

Fala da Dr. Maria Elisa Ferraz Paciornik durante o café da manhã no Dedica.

Café da manhã para convidadas da Dr. Maria Elisa no Dedica.

Pular para o conteúdo