Uma das principais fontes de recursos arrecadados pelos Amigos do HC para o Complexo Hospital de Clínicas é a destinação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Pela legislação, pessoas jurídicas optantes pelo lucro real podem destinar até 1% de seu IR para as linhas de incentivo fiscal na área da saúde de sua escolha. Os Amigos do HC possuem projetos nas áreas da criança e adolescente, idosos, oncologia e pessoa com deficiência para beneficiar os pacientes do Hospital de Clínicas, além de projetos de parceiros na área da cultura e esporte.

Os projetos fazem parte do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Fundo Nacional do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas). É possível também a doação de até 4% do IR devido para Lei Rouanet (Cultura) e 1% para Lei de Incentivo ao Esporte.

“A contribuição do Imposto de Renda Pessoa Jurídica salva vidas. A empresa tem a oportunidade de ter sua marca aliada ao nosso propósito humanitário, destinando 1% do IR devido para os Amigos do HC até o dia 28 de dezembro deste ano. É uma ação que tem repercussão de valor e reconhecimento por toda a sociedade e que deveria ser mais realizada”, destaca Pedro de Paula Filho, presidente dos Amigos do HC, lembrando a importância das doações via IRPJ e solicitando uma maior participação de empresas contribuintes.

Nos últimos anos, menos de 2% do potencial de doação via IRPJ de empresas brasileiras foi destinado para instituições filantrópicas. Em números, são R$ 4,56 bilhões que poderiam ter sido doados através do incentivo fiscal e mudado o cenário da saúde nacional.

Parcerias

Atualmente, são parceiras dos Amigos do HC na doação via IRPJ as seguintes empresas e instituições: BRDE, Brose, Grupo Boticário, Cia. Magnetron, Condor, Tintas Darka, Divesa, Elejor, Grupo Fertipar, Greca, Icatu, Instituto J. Malucelli, Mapfre, Mili, Neovia, Nórdica, Peróxidos, Quasar, Raizen, Grupo Solvi, Instituto Triunfo, Trutzschler, Unimed Curitiba, Unimed Vitória, Volvo do Brasil, Cia. Petro.

Em 2017, foram mais de 1,2 milhão de pacientes beneficiados pelas mais diversas especialidades no Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Cerca de 11 mil pessoas circulam diariamente pelo hospital, que realiza, em média, 100 mil consultas ao mês.

Pular para o conteúdo