No último sábado, 22 de agosto, o Salão Azul do Clube Curitibano recebeu a 20ª Feijoada Beneficente dos Amigos do HC. Com um público de mais de 700 pessoas, a tarde foi marcada por solidariedade, samba e gastronomia de alto nível.

A 20ª edição da Feijoada contou com duas comemorações especiais: os 40 anos da Associação dos Amigos do HC e os 65 do Hospital de Clínicas. A verba arrecadada com o evento será repassada ao Serviço de Nefrologia do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR (CHC-UFPR). Com o objetivo de destinar cerca de R$3 milhões para esta causa, o valor vai contribuir para manter o serviço, oferecer mais segurança, conforto e humanização aos pacientes do SUS atendidos pelo HC.

“A feijoada dos Amigos do HC se consolidou como um dos mais tradicionais eventos beneficentes de Curitiba. É uma grande satisfação reunir centenas de pessoas em um momento de confraternização entre familiares e amigos, com boa gastronomia e música, mas, principalmente, para contribuir com uma causa tão importante”, afirma Ercílio Santinoni, presidente da Associação.

Cerimonial

A apresentadora Valquiria Melnik deu início ao cerimonial do evento por volta das 13h. Ela apresentou as comemorações e agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento. Em seguida, a jornalista Helen Anacleto subiu ao palco para dar sequência à solenidade.

Para falar em nome da Associação, Ercílio Santinoni, presidente dos Amigos do HC, e Zaki Akel Sobrinho, presidente do Conselho Superior dos Amigos do HC, subiram juntos ao palco. Os dois agradeceram a presença, o empenho e a solidariedade de todos. “Vocês estarem aqui hoje diz: sigam em frente, vão à luta, mobilizem mais pessoas, tragam mais amigos para essa causa, que é o que mobiliza todos nós”, apontou Zaki Akel.

O Hospital de Clínicas da UFPR também esteve representado no cerimonial. O superintendente do HC, Adonis Nars, e a vice-reitora da UFPR, Camila Girardi Fachin, também fizeram uso da palavra.

Camila enfatizou a importância dos Amigos do HC para o bom funcionamento do maior hospital público do Paraná. “Graças à Associação, nós conseguimos colocar, em nosso hospital, tecnologia de ponta para atender o paciente do SUS”, afirmou a vice-reitora.

“Quando as pessoas têm problemas de saúde, elas vão em busca de tratamento, mas também vão em busca de esperança. E a todos vocês que estão aqui nos ajudando – e que nos ajudam durante o ano inteiro, vocês ajudam a produzir essa esperança”, destacou Adonis Nars.

Gastronomia e solidariedade

O cardápio foi preparado pelo Buffet Deucher, que serviu a feijoada e seus tradicionais acompanhamentos à vontade. Além disso, doces tipicamente brasileiros, como pudim e sagu, completavam o cardápio de sobremesas. Para animar o público, o grupo Samba de Saia comandou o palco com os maiores clássicos do samba.

Além da boa comida e da música, o evento contou uma ação dos irmãos Rodrigo e Marcelo Alarcon, da Rodrigo Alarcon Joias. Marcelo usou um colete cravejado de broches e, durante o evento, quem doasse R$ 200 para os Amigos do HC poderia escolher um deles de presente.

Durante a tarde ainda aconteceu o tradicional leilão beneficente de itens exclusivos, como uma camiseta da Seleção Brasileira de Futebol assinada pelo ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno. Entre os itens arrematados também estavam camisas autografadas, um quadro do artista goiano Sandro Gros e quatro pufes de pneu. Os patrocinadores também doaram brindes sorteados durante a festa, entre eles vinhos, ferramentas e kits de produtos.

Os itens do leilão e do sorteio foram doados pelas seguintes empresas: Galapagos Capital, Magnetron, Fórum Academia, Galeria Zilda Fraletti, Mili, Cini, Porto a Porto, Nunes Farma, Vale Fértil, lutadores de MMA Vitor Petrino e Shogun, além dos Clubes Athletico Paranaense, Coritiba, Paraná Clube, Internacional e Guarani.

Toda essa corrente de solidariedade só foi possível graças ao patrocínio de Megamania, Fecomércio, AALC Consultoria, Condor, Vale Fértil e Serra Verde Express, e ao apoio de Clube Curitibano, Buffet Deucher, Cini Bebidas, Chopp Harden, Mili, Saporiti, Frigorífico Argus, Ítalo Supermercados, Outdoormídia, Associação Comercial do Paraná, OAB Paraná, além da promoção da RPC.